Projeção. Forma. Revestimento.

Como as opções de prótese são bastante variadas, escolher dentre as pré-selecionados pelo cirurgião plástico é o melhor caminho. O médico pode pré-definir algumas opções de tamanho, forma e projeção do implante que mais se encaixam no resultado esperado pela paciente e seu biotipo, ou seja, largura e da altura do tórax.
  • Projeção

    Projeção

    As Próteses Mamárias são apoiadas no tórax e se projetam para frente de acordo com o seu Perfil.
  • Forma

    Forma

    Existem 3 tipos de Prótese de Silicone quanto à Forma: Redonda, Anatômica e Cônica.
  • Revestimento

    Revestimento

    Os Revestimentos da Prótese de Mama podem ser: Liso, Texturizado e Poliuretano.

Pré-operatório.

  • Ultrassonografia

    Para as mulheres com até 35 anos, que normalmente têm uma mama mais firme e mais densa, costuma ser solicitado apenas o Ultrassom. O exame é solicitado para que se possa verificar a existência de nódulos ou cistos mamários.

    Quando a Ultrassonografia atesta a existência de cistos mamários, que são pequenas "bolinhas" com líquido acumulado, não há a necessidade de novas investigações nem há impedimento para a realização do procedimento para a inclusão de próteses de silicone. Mas os nódulos mamários, por sua vez, devem ser avaliados, ainda que em 90% dos casos eles sejam benignos.

    Dependendo da conclusão que se chegar sobre o nódulo mamário encontrado pode haver apenas o acompanhamento da sua evolução ou uma punção antes da cirurgia. O nódulo pode também ser retirado no mesmo procedimento cirúrgico para inclusão das próteses.
  • Mamografia

    Acima de 35 anos, ou para mulheres que já tiveram filhos, a Mamografia também deve ser realizada porque, à medida em que a mulher envelhece e após a gravidez, a glândula mamária vai sendo substituída por um tecido mais gorduroso, que é melhor analisado pela Mamografia do que pelo Ultrassom.

    O objetivo do exame é detectar a presença de microcalcificações ou eventual diferenciação na arquitetura da mama.

    No caso de se verificar a presença de microcalcificações (pequenos pontinhos brancos nos ductos das mamas que aparecem na Mamografia) pode haver a suspeita de algum tipo de lesão como o câncer de mama. Independentemente de qual seja a lesão que venha a ser confirmada por exames posteriores, ela deve ser tratada antes que a paciente se submeta à cirurgia para inclusão de implantes mamários.

Cirurgia - Incisão

Cirurgia - Posicionamento

Pós-operatório.

Após a cirurgia, as pacientes devem se manter em repouso nos primeiros dias e não levantar peso nenhum nos 15 primeiros dias. Assim, podem precisar de ajuda com crianças; animais de estimação; sacolas de compras e devem se abster de atividades que possam sobrecarregar as mamas, como dirigir ou fazer exercícios físicos.

Durante o período pós-operatório, as pacientes não podem deitar de lado nem de bruços e não devem expor as cicatrizes ao sol por pelo menos 3 meses.

Estes são apenas alguns dos exemplos dos cuidados que devem ser observados no período pós-operatório. Cada paciente recebe detalhadamente as recomendações que deve cumprir antes de se submeter ao procedimento cirúrgico.